a vinícola

H. Stagnari é uma vinícola focada na produção de vinhos premium, elaborados com uvas próprias provenientes de seus dois vinhedos: La Puebla – Canelones (uvas brancas) e La Caballada – Salto (uvas tintas).

O segredo da região

La Caballada

Inícios

Em 1874, chegou ao Uruguai Pascual Harriague, um imigrante basco-francês proveniente dos Pirineus Ocidentais, trazendo consigo uma casta de origem francesa: a TANNAT, que se tornaria a uva emblemática da vitivinicultura uruguaia.

O Sr. Harriague se estabeleceu em Salto e escolheu esses solos com base na excelente combinação entre clima e terreno, ideal para o desenvolvimento da uva Tannat.

Chegou a cultivar cerca de 200 hectares de Tannat na região de La Caballada – Salto, onde se encontra o vale formado pelo pitoresco rio Daymán, amplamente reconhecido na América do Sul por suas águas termais naturais, junto ao rio Uruguai, que faz fronteira com a Argentina e desemboca no conhecido Rio da Prata.

Clima

Neste vale, de clima continental, durante o dia há uma incidência solar muito intensa, sendo a mais elevada do país e chegando a registrar mais de 40 °C. No entanto, à noite ocorre uma queda brusca de temperatura, chegando a ser inferior a 20 °C. Essa importante amplitude térmica entre o dia e a noite, que pode superar os 20 °C, deve-se à presença, nos arredores, de importantes corpos d’água como: o RIO URUGUAI, o RIO DAYMÁN e o grande lago SALTO GRANDE.

Reconocimientos

Naqueles tempos, Harriague já havia conquistado prêmios internacionais e exportava vinhos em tonéis de carvalho para a França.

Mais de 100 anos depois, após vários meses de pesquisa, a família Stagnari, em busca das melhores condições de clima, sol e solo, decidiu que La Caballada – Salto era o lugar ideal para concretizar seus projetos de vinhos de alta qualidade

Este é, em boa parte, o segredo pelo qual os Vinhos Finos H. Stagnari produzem O VINHO TANNAT MAIS PREMIADO DO MUNDO.

O solo escolhido tem papel fundamental nesses reconhecimentos. Os vinhedos de "La Caballada" se assentam sobre solos argilo-arenosos na camada superficial, onde a videira desenvolve suas raízes nos primeiros anos de vida. Nas camadas inferiores, encontram-se seixos rolados (pedras puras), onde se fixam as raízes das plantas adultas. Esses solos são pobres em matéria orgânica, mas oferecem excelente drenagem e profundidade, fatores ideais para a qualidade da uva e, consequentemente, do vinho.

Produção e conservação

La Puebla

História

La Puebla está localizada em Canelones, muito próxima da capital Montevidéu, na altura de La Paz (apenas a 15 minutos da Cidade Velha). Este lugar maravilhoso abriga a atual residência da família, que data do ano de 1890.

Tecnologia Premium

No ano 2000, Héctor Stagnari e sua esposa Virginia Moreira concluíram a construção de uma vinícola equipada com a melhor tecnologia para a elaboração de vinhos Premium, com uma capacidade em A.I. de 600.000 litros e uma cave subterrânea com condições ideais (espaço, umidade e temperatura) para que os vinhos de guarda possam amadurecer em perfeitas condições dentro das barricas de carvalho francês.

Produção

Nesse lugar maravilhoso é realizada a produção e conservação dos vinhos H. Stagnari. Além disso, a família possui um cultivo de 10 hectares com variedades de uvas brancas como: Chardonnay, Viognier e Gewürztraminer.

À La Puebla chegam caminhões vindos de "La Caballada" com as uvas tintas durante a madrugada, e é realizada uma segunda e rigorosa seleção dos cachos na mesa de classificação. Após a moagem com máquinas de última geração, os mostos permanecem por mais de 20 dias em cubas de aço inoxidável a temperatura controlada. Finalizada a maceração, o vinho de lágrima vai descansar nas caves em barricas de carvalho francês por mais de um ano, para então ser engarrafado.

Rolar para cima